Planta medicinal na Amazônia

Endopleura uchi conhecida popularmente como “uxi-amarelo” e “uxi-liso” é uma árvore muito conhecida na bacia Amazônica e seus frutos são também apreciados na região. A polpa desta fruta contém alto teor de gordura como acido oléico e trans-β-caroteno. O chá da casca deste fruto é muito usado na medicina tradicional como antiinflamatório e infecções uterinas. A partir da casca deste fruto foi isolado bergenina, que apresenta inúmeras atividades biológicas: antioxidante, antiinflamatória, atividade antimicrobiana.

As cascas de E. uchi foram coletadas em 2005 na Reserva Aldolpho Ducke em Manaus, preparado um extrato aquoso com 30g de casca em 500 ml de água fervida, concentrada em baixa pressão. A bergenina foi extraída, isolada e identificada com base de comparação com dados relatados em literatura.

Alguns microrganismos foram obtidos a partir de material clínico e outros de coleções padrão da American Type Culture Collection (ATCC) que são os seguintes: Escherichia coli (ATCC 25922), Salmonella enteritidis (ATCC 11076), Pseudomonas aeruginosa (ATCC 27853), Enterococcus faecalis (ATCC 29212), Staphylococcus aureus (ATCC 29213), Candida albicans (ATCC 36232), Candida guilliermondii (ATCC 6260), Aspergillus flavus (ATCC 32612), Aspergillus nidulans (ATCC 28901). Os materiais isolados foram obtidos no hospital da Universidade Estadual de Campinas, identificados e caracterizados por testes bioquímicos e estocados no Laboratório de Microbiologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Os microrganismos provenientes de material clínico foram três fungos filamentosos (Aspergillus flavus, A. nidulans e A. niger), três leveduras (Candida albicans, C. tropicalis e C. guilliermondii), duas bactérias Gram-positivas (Enterococcus faecalis e Staphylococcus aureus) e seis bactérias Gram negativas (Escherichia coli, Salmonella enteritidis, Shigella sonnei, Pseudomonas aeruginosa, Serratia marcenses e Klebsiella pneumoniae).

Os fungos foram cultivados em nutrientes RPMI 1640 e fortificado com 20g de glicose e as bactérias em agar Mueller-Hinton. O ensaio de microrganismos foram semeados em seus respectivos meios, em placa de Petri esterilizadas em autoclave e após seu resfriamento em 55ºC foram feitos poços de 6,2 mm de diâmetro no agar com sonda estéril. Nestes poços foram colocados 100 ml da solução de ensaio. A solução aquosa (SA) fração solúvel de etilo acetato (SEA), fração não solúvel de etil acetato (NSEA) e bergenina (Berg), foram obtidos pela diluição serial em dimetilsulfoxido (DMSO), sendo este também usado como controle negativo, e para contole positivo foi preparado uma solução com antibiótico cloranfenicol, estreptomicina, para contole de bactérias e para os fungos o miconazol.

Neste estudo foi observado que, em nenhuma das amostras, as bactérias gram negativas e gram positivas foram inibidas, para os fungos filamentosos a seleção também foi negativa.

Em todas as amostras, o crescimento de Candida albicans foi inibido e está claro que esta inibição ocorreu na presença de bergenina.

O mecanismo de ação da bergenina ainda não é conhecido, mas este estudo comprova que o uso de E. uchi na medicina alternativa contra infecções uterinas é válido, principalmente em distúrbios femininos causado por candidíase.

O acido gálico de onde é derivado a bergenina, contém atividade anti fúngica, e apesar de ter sido considerado negativo por ter apresentado baixa atividade, convém lembrar que houve eficácia no uso do chá da casca de E. uchi.

Este trabalhou confirma o conhecimento tradicional e sua eficácia em um problema que atinge inúmeras mulheres, e a importância destas plantas medicinais encontradas na Amazônia, que ainda são pouco exploradas, mas poderiam ser de grande utilidade para toda a população.

Referência:

  • Antimicrobial activity of bergenin from Endopleura uchi (Huber) Cuatrec (clique aqui).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: