Caracterização do vírus da raiva

A raiva é uma doença que pode afetar todos os mamíferos, sendo responsável por morte de seres humanos, animais domésticos e silvestres, principalmente em bovinos causando um grande prejuízo econômico. Este vírus pertence ao gênero Lyssavirus da família Rhabdoviridae.

O morcego hematófago Desmodus rotundos é o responsável por praticamente todos os casos da raiva na America Latina, por isso, a caracterização genética de amostras do vírus da raiva em bovinos pode fornecer informações sobre uma provável diferença na linhagem genética que circulam nos morcegos Desmodus rotundus. Estas diferenças por sua vez, são causadas por mutações que ocorrem em regiões geográficas e ao longo do tempo.

Foram obtidos entre 2007 e 2008 nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, para um estudo da distribuição geográfica e epidemiologia desta doença, amostras do sistema nervoso central de 40 bovinos e 10 eqüinos, com resultado positivo para raiva.  A sequência genética foi realizada após extração de RNA, e foi estudado a nucleoproteína N no gene variante antigênico 3 (AgV3) e comparadas com sequências recuperadas no GenBank.

No grupo I que era composto por linhagens AgV3 de SP e MG teve media de 99,1% de identidade de nucleotídeos e no grupo II que apresentava linhagens dos Estados de GO, MT, TO e RJ coletados entre 1989 e 2000 e quatro linhagens de SP coletados entre 2007 e 2008 obteve média de 97,7%. Estando estes resultados de acordo com outros dados obtidos na America Latina por outros autores.

Pôde-se observar que a analise das sequencias de aminoácidos da proteína N mostrou a existência de marcadores genéticos, e uma provável regionalidade.

Estes dados podem ser úteis para o controle da doença nestas regiões, diminuindo sua incidência em bovinos, problemas econômicos nesta área, bem como o uso de métodos molecures pela vigilância epidemiológica para um planejamento de ações de controle da raiva, já que apesar de existir a vacina, ainda ocorrem muitos casos desta doença, e sua mortalidade é altíssima.

Referência:

  • Genetic characterization of rabies virus isolated from bovines and equines between 2007 and 2008, in the States of São Paulo and Minas Gerais (clique aqui)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: