Casos de dermatofitose em crianças

Foi realizado um estudo de 137 casos de dermatofitose, que são micoses também conhecidas como tinhas, que ocorrem na camada superficial da epiderme, pêlos e unhas, e que se alimentam de queratina. Os dermatófitos são classificados em três gêneros: Epidermophyton, Trichophyton e Microsporum. São identificados de acordo com sua origem: zoofílico (animais), geofílico (solo) e antropofílico (homem). Algumas ocorrem em qualquer idade, mas outras são mais comuns em crianças, como a Tinea capitis que é mais freqüente em meninos de até 12 anos. Tinea pedis não é muito comum em crianças e Tinea cruris que está restrito a adolescentes e adultos jovens do sexo masculino.

Estas 137 crianças foram observadas no ambulatório da Unidade de Dermatologia do Instituto de Puericultura e Pediatria do Rio de Janeiro no período de 1994 a 1999. Foram realizadas raspagem nas lesões suspeitas de pele e unhas e retirados pêlos e pus para serem examinados por meio de cultura ágar Sabouraud contendo cloranfenicol actidione, sendo observados esses cultivos por três semanas antes de serem considerados negativo.

Os resultados obtidos dos 137 casos foram os seguintes:

  • Tinea capitis 78 casos no total, sendo Microsporum canis responsável por 46;
  • Tinea corporis43 casos e o agente Trichophyton rubrum foi responsável por 17 casos;
  • Tinea cruris – 10 casos. Destes, Trichophyton rubrum responsável por 5;
  • Tinea pedis3 casos;
  • Tinea unguium 3 casos.

Tinea capitis pode ser transmitida por cães e gatos ou de outras crianças. Microsporum canis (zoofílicos) são na maioria das vezes os responsáveis por micoses em couro cabeludo. Em alguns casos são observados uma descamação semelhante à caspa.

Tinea corporis pode estar associada com outras infecções no couro cabeludo mas também ocorre isoladamente. O agente mais comum é o Trichophyton rubrum em crianças. Neste estudo clínico não foram observadas associações com nenhuma outra forma clínica.

Referência:

  • Dermatophytoses In Children : Study Of 137 Cases (clique aqui).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: