Surto de piedra branca em Ribeirão Preto

Piedra branca é uma infecção fúngica no pêlo, causada pelo Trichosporon beigelii, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Esta micose é superficial, sendo por isso assintomática.

Trichosporon spp. pode ser encontrada no solo, na água, vegetais e também em macacos, cavalos e cães.

Não é muito comum esta micose no couro cabeludo, porém houve um surto em Ribeirão Preto- SP .

O primeiro caso de piedra branca no couro cabeludo foi de uma menina de cinco anos que frequentava uma creche pública. Amostras de cabelos dos casos suspeitos nesta creche foram coletadas de dez funcionários e foram realizados exame micológico, cultura em Agar sabouraud e microscopia eletrônica de varredura. Dentre as 103 crianças da creche com idade de um a cinco anos, 86 também tiveram amostras coletadas (83.5%). Destas,  44 eram meninas.

Em cinco crianças (5.8%) do sexo feminino, com cabelos castanhos, longos e encaracolados, e com boa higiene, foram diagnosticados piedra branca.

No microscópio eletrônico de varredura, nódulos múltiplos compostos por artrósporos foram encontrados no cabelo. Na cultura da colônia foi observado colônias com aspecto de parafina e exames microscópicos apontaram artroconídeos e blastoconídeos, que caracterizam o gênero Trichosporon.

Os métodos bioquímicos confirmaram T. cutaneum.

Pediculose (18.6%) e varicela (15.1%) foram diagnosticadas nestas crianças e em nenhum profissional foi diagnosticado piedra branca.

A forma de transmissão entre humanos não é muito clara e neste estudo não foi possível então determinar a fonte de contaminação, mas foi observado um contagio interpessoal neste surto em São Paulo.

Referências:

  • An outbreak of scalp white piedra in a Brazilian children day care (clique aqui).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: